Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Horta em casa

Ver uma horta bonita, bem cuidada, dá gosto não é? e vontade não falta de ter uma dessas em casa; Mas nos dias de hoje, na correria do dia a dia, e com pequenos espaços que restam nos apartamentos e até nas casas que não tem um jardim, parece impossível cultivar uma horta em casa, mas sim, é possível ter uma horta de temperos em qualquer cantinho da casa, desde que o local seja arejado e tenha alguma incidência de sol, não é legal?
Segue a baixo um passo- a- passo mamão com açúcar, pra você, que assim como eu, não sabe plantar nada, mas vai fazer uma mini horta em casa:

Passo a passo:




1. Verifique se o vaso escolhido possui furos no fundo para uma boa drenagem. Coloque um caco de telha para fazer uma casinha em cima do furo para que argila (passo 2) não entre e trave o dreno da água.

2. Coloque uma camada de argila expandida ou de pedras (britas) para cobrir o fundo do vaso e ajudar na drenagem. Isso ainda evita que a terra escape pelos furos. 


3. Adicione areia grossa de construção, que também ajuda no escoamento da água e previne doenças das raízes. 


4. Coloque uma camada de composto orgânico misturado com um pouco de húmus de minhoca ou esterco de vaca para melhorar a fertilidade do solo. No caso de ervas e temperos, coloque um pouco de areia, porque o solo tem de ser mais arenoso. 

5. Coloque a muda, mantendo aquela terra que vem ao redor das raízes. Disponha no vaso e distribua mais composto orgânico - húmus ou esterco. Preencha todos os espaços. Deixe bem firme e encha quase até a borda.  Regue até a água sair pelos furos na base do vaso e, se a terra assentar, adicione mais composto orgânico. Faça uma cobertura morta com folhas secas ou casca de pinus ou pedriscos. Isso ajuda a manter a umidade e evita a compactação do solo.


DICAS
Água - O ideal é regar uma vez por dia, logo no início da manhã ou no fim da tarde. A terra não pode ficar totalmente seca. Se você mora em andares mais altos, irrigue mais, pois o vento resseca mais o solo.

Plantio - Não plante muitas mudas diferentes no mesmo canteiro. Junte as que têm necessidades parecidas, como os temperos (salsinha e cebolinha; alecrim e manjericão) ou legumes (cenoura e beterraba) da mesma família.

Adubo - O indicado é colocar a cada 40 dias. Pode ser adubo orgânico ou húmus de minhoca. Também vale lembrar: não retire as folhas secas que caem na terra - elas também servem como adubo.



Alguns vídeos que explicam como é fácil o plantio de alguns condimentos:


http://www.youtube.com/watch?v=TATbyhqkVAA


http://www.youtube.com/watch?v=Q2GZd9MWFFU&feature=related




Vamos tentar?
Tem cara que se fizer dá certo heim...rs


Bjkas
Sá♥

6 comentários:

  1. Oi amadinha vim te ver,pois no facebook você
    sumiu dos meus miguinhos! Como sei que o
    face é doido,passei pra te desejar dias lindos,
    floridos e abençoados! bjs

    http://www.facebook.com/alcena.cvc

    http://alcenacvc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Alcena vc é uma fofa! o facebook é louco, vou te adicionar de novo, e quantas vezes for preciso!!! estava com saudades! Dei uma sumida aqui do blog, mas estou voltando, meio tímida mais estou!:)
      E por favor passa sempre aqui heim!
      mil beijokasss lindona, fica com Deus, e tenha um dia muito abençoado! bjos da Sá.

      Excluir
  2. Anônimo3/4/12 00:00

    Eu sou gay, e muito delicado. Então, tenho uma horta acompanhada diariamente com muito carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem...pra se ter uma horta em casa, tem que ter carinho e dedicação! bjkas ;) Sá.

      Excluir
  3. Adorei as dicas!!! Um dia.. assim.. qnd eu morar com o meu amado que ainda não encontrei, é certo que teremos uma horta com os melhores condimentos. Temperos pra dar sabor à vida! Mto verdeeeee!!! ;}

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/8/12 09:56

    parabénsssssssss

    ResponderExcluir

Oie, seja bem vinda (o)! Obrigada por ter aparecido! comente o quanto quiser, e volte mais vezes! um beijo