Páginas

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Renda é chique!

A Renda tá no babado!...
Numa pesquisa minha sobre rendas e tecidos acabei que encontrei esse texto abaixo, na verdade resposta desta arquiteta, que se chama Analu Andrade, para uma pessoa no site do yahho respostas, e achei bem legal, então faço dela as minhas palavras, esperos que gostem.
"Um pouco da história dessa maravilha que é a renda. A origem dessa trama, sim porque é uma fina trama, é árabe, mesmo que todos os italianos, belgas e franceses ignorem.
As rendas podem ser tecidas manualmente ou à máquina em linho, seda ou algodão e, obviamente, sempre a manual é mais valiosa, além de bela, porque traz sua história em cada centímetro da trama. Assim como os tapetes persas que são tecidos, às vezes, por anos a fio, gerações se alternam nesse trabalho.
As rendas também são tecidas de várias formas. As rendas de almofadas são tecidas sobre uma enorme almofada por isso esse nome. Aqui a mais conhecida delas é a renda de bilro, felizmente trazida pelos portugueses ao Brasil.
A renda de agulha também é tecida em almofada, mas utiliza-se a agulha. A renda renascença, nome trazido do século 16, da renascença italiana, também é conhecida como renda inglesa ou irlandesa. Acreditem, é inteira tecida no avesso, a surpresa só termina quando se acaba o trabalho. Curioso não tece!?
No labirinto, o resultado do desenho dessa arte está no desfazer de um tecido acabado, desfiando, recosturando, reconstruindo, destruindo... Associando à minha área, diria que é uma " releitura" daquele tecido trabalhado!
Rendas industrializadas, como racine, chantilly e valenciana, podem ser encontradas em mercados de São Paulo, mas paga-se um preço elevado.
Já as rendas de guipure são sensivelmente mais grossas que a marescot e são todas vendidas por metro. Hoje bastante utilizadas em almofadas e nos atuais futons".


* Analu Andrade é arquiteta, designer de interiores e professora do Senac em São José dos Campos. Tel. 9713-2773. Site site: http://www.analuandrade.com.br/ e e mail: analu@analuandrade.com.br.




 
Espero que gostem, e a seguir algumas peças confeccionadas à partir da renda:


Saias de rendas e babados

(Vestidos em renda + Sapatos Cravo e canela)


Vestidos

Carteira de mão

www.babeldasartes.com.br/




www.babeldasartes.com.br/


"E Estive reparando que os babados voltaram com força total, é a tendência Liberty, babados, flores miúdas, laços, rendas e etc."

7 comentários:

  1. Amo* renda!
    bem legal...gostei
    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Anaísa!!
    Bacana neh! pra ser sincera axo que eu não tenho nada de renda!rs
    Mas confesso que gostaria muito de ter uma saia, bem delicadinha, para usar com uma camiseta preta...pensa! rsrs

    Querida, prazer em tê-la aqui...
    Passa mais vezes...
    beijoo
    Sá.

    ResponderExcluir
  3. Renda é lindo.
    Tem gente que considera peças de renda, antiquadas e tudo mais. Pois eu, acho maravilhosa...Além de dar um ar sofisticado ...deixa com visual de menininha,
    q eu particularmente amo.

    Beijos Sá.

    ResponderExcluir
  4. Vim agradecer a visita no meu blog, eu também não tenho nenhuma roupa com renda, mas a minha irmã, costureira antenada no mundo da moda, já está pensando em fazer alguns modelitos com rendas e babados, adoramos vestidos e saias com babados, laços...

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sá!

    Um ótimo lugar para buscar imagens vintages é aqui:
    http://art-e-zine.co.uk/vintageresources.html
    que indica vários links para copiar imagens freebie. Só não sei se tem o que você quer... Se não tiver, me pede mais que eu procuro pr'ocê!
    Beijins!

    ResponderExcluir
  6. Respostas:
    Pimenta doce: Eu concordo com vc viu! beijoos e volta mais vezes aí neh! rs

    Edilaini: Eu é que agradeço a visita aqui, é um prazer visitar seu blog, olha se vc fosse de SP, juro que eu ia conhecer a sua irmã, tenho as vezes umas idéias de roupa que ainda não é moda e ninguém lançou, aí passa uma época e vejo as roupas que imaginei nas vitrines...e aqui onde moro é muito difícil achar costureira assim antenada, hj em dia é coisa rara!, posta algumas coisas que ela faz, seria bacana (pelo menos eu adoraria ver!).Muito obrigada querida volta mais vezes, tá?! bjos

    ResponderExcluir
  7. Andrea, muito obrigada...
    Vc é muito querida, foi uma mão na roda sua ajuda heim!
    Precisando é só chamar!
    um beijão.

    ResponderExcluir

Oie, seja bem vinda (o)! Obrigada por ter aparecido! comente o quanto quiser, e volte mais vezes! um beijo